O Colégio Prígule, fundado em 1986, pelos professores Edson Roberto Dorighello e Sônia Sueli de Sousa Dorighello, iniciou suas atividades como Escola de Natação. Vinte e três alunos inauguraram o curso de Ed. Infantil e, em 1993, com garra,  coragem e determinação, foram implantados os cursos de Ensino Fundamental e Médio, de acordo com a Lei Federal 9394/96.

Neste ano de 2019, comemoramos 33 anos de experiência, responsabilidade e ética educacional, o que torna o Colégio Prígule referência de ensino com qualidade e compromisso com a educação e o desenvolvimento do bairro de Parada de Taipas e região. O nome Prígule nasceu da junção de Prí(Príscila), Gu (Gustavo) e Le (Letícia) representando cada um dos filhos dos fundadores.

Desde sua fundação, a escola diferencia-se por seu projeto educacional arrojado e adequado à sociedade contemporânea, graças a uma visão pluralista e o incentivo às múltiplas competências e habilidades em que os fundadores se pautam.

Formar cidadãos éticos, críticos, responsáveis e felizes para serem elementos de transformação social promovendo uma sociedade mais justa.

Buscar a excelência intensamente em todas as ações, com transparência, auto responsabilidade, produzindo um aprendizado duradouro e sólido. Lapidar e modelar nossos alunos através de educação de nível superior em qualidade. Manter o Colégio como uma instituição sólida, perene, rentável e sustentável.

• Ser uma escola que proporciona o acolhimento do aluno e da Família;

• Manter sob controle da Direção do Colégio todos os conteúdos fundamentais, não terceirizando, em nenhuma hipótese, elementos de sua base curricular;

• Possuir um olhar atento às necessidades emocionais dos nossos alunos;

• Produzir um desenvolvimento, constante e sólido da Instituição e de seus alunos e empregados;

• Oferecer um ambiente físico e psiquicamente saudável e feliz para nossos alunos e empregados;

• Oferecer espaços físicos onde nossos alunos possam brincar em áreas livres e contato com os animais e a natureza;

• Produzir uma escola horizontal e não vertical, facilitando a locomoção de todos, inclusive e principalmente dos portadores de necessidades especiais;

• Proporcionar a Pais e Alunos, segurança na entrada e saída do colégio;

• Cumprir, com máxima atenção, todos os compromissos pactuados com pais, alunos e sociedade;

• Honrar e respeitar: as leis, a moral, os bons costumes, e o País;

• Produzir e proporcionar alimentação saudável, segura para que nossos alunos, seus pais, nossos empregados possam realizar suas atividades mais e melhor;

• Incentivar e oferecer oportunidades de desenvolvimento a seus alunos através da prática esportiva, oferecendo ambiente, orientação técnica e espaços adequados à pratica de esportes.

• Cobrar preços justos pelos serviços que oferecemos e prestamos;.