ENSINO FUNDAMENTAL
O objetivo geral do Ensino Fundamental I e II, no Colégio Prígule, é levar a criança e o adolescente a utilizarem diferentes linguagens (verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal) como meios para expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções da cultura.
Desse modo, propiciamos muito mais do que apenas formar para a cidadania, fornecemos oportunidades para que os alunos exercitem sua cidadania no seu cotidiano escolar.
Conseguem também planejar com maior antecedência, assim como, avaliar os resultados dos esforços empregados. Ainda nesta fase, o grupo de amigos tem uma grande importância, sendo fundamental a participação dos pais nessa descoberta. Nesta faixa etária, as crianças e adolescentes apresentam maior capacidade de concentração em atividades que lhes despertem interesse.
Necessitam, ainda, de agir, explorar e experimentar, embora já busquem entender melhor as causas, razões e consequências destas ações.
ENSINO FUNDAMENTAL I - 1º ao 5º ano

O Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) tem como objetivo a formação básica da criança enquanto cidadã, desenvolvendo o raciocínio e a capacidade de aprendizado, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
Propiciamos aos alunos uma continuidade entre os trabalhos desenvolvidos na Educação Infantil por meio do fortalecimento dos vínculos familiares, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca necessárias para a vida social, assim, o aluno começa a compreender o sistema e agir de forma consciente.
ENSINO FUNDAMENTAL II - 6º ao 9º ano
O Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) tem características diferentes e importantes na vida das crianças e adolescentes: os horários passam a ser menos flexíveis, as propostas de atividades mais complexas, os prazos combinados para execução de tarefas escolares, e a lição de casa torna o aluno responsável direto pelo seu desenvolvimento.

Nesta faixa etária, as crianças e adolescentes apresentam maior capacidade de concentração em atividades que lhes despertem interesse. Ainda sentem a necessidade de agir, de explorar e de experimentar, embora já busquem entender melhor as causas, razões e consequências destas ações.
O mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais que aprenderam a ser criativos e versáteis desde os primeiros anos de vida. Ao término do Ensino Fundamental os alunos terão desenvolvido:
-
Autonomia para aprender, por meio de leitura, escrita e raciocínio lógico;
-
Compreensão do seu ambiente natural e social, do sistema político, dos patrimônios culturais da humanidade e dos valores sociais;
-
Conhecimentos e habilidades imprescindíveis à convivência familiar e social, de modo a contribuir para o bem-estar coletivo.
PROJETOS
O trabalho de projetos interdisciplinares propicia uma proposta de ensino mais significativa, crítica, criativa e duradoura como mediação para a autonomia o respeito mútuo e a construção da cidadania.
Uma vez proposto o tema, este passa a ser o fio condutor do trabalho e não apenas um conceito a ser trabalhado isoladamente.
Dessa maneira, os conteúdos abordados passam a ser um caminho para que o aluno construa seus conhecimentos gradual e progressivamente passando por etapas importantes tais como elaboração, realização e avaliação de seus trabalhos.