Ensino Médio

   Nessa fase escolar, os adolescentes devem ser estimulados a construírem projetos de vida, a fazerem opções por profissões, a estudarem o mercado de trabalho, a se prepararem para o vestibular, a assumirem responsabilidade social e a aprimorarem sua personalidade em construção.

   Entretanto, para que isso ocorra de uma maneira efetiva e eficiente, nós, do Colégio Prígule,precisamos fortalecer a parceria com os pais de nossos alunos (adquirida no início de seu processo educacional, desde a Educação Infantil), pois buscamos o mesmo objetivo que é o de oferecer uma educação de qualidade adequada à complexidade da sociedade atual. 

  O Colégio Prígule acolhe, hoje, as crianças e jovens que tomarão as decisões de amanhã, e o desenvolvimento de habilidades, competências, capacidades relacionais e valores, que são construídos e veiculados nas salas de aula, irão determinar o futuro.

  Nosso objetivo é ensinar os alunos a pensar, a aprender a aprender, instigá-los a propor e resolver problemas diariamente, levando-os a desenvolver suas competências intelectuais, interpessoais e intrapsíquicas, bem como sua sensibilidade e equilíbrio emocional para que eles sejam agentes de transformação em prol de um mundo melhor, mais justo e de um desenvolvimento sustentável para nosso planeta. 

   Além do currículo normal, realizamos revisões periódicas e simulados

estruturados nos moldes do vestibular das melhores universidades do país, os quais proporcionam aos jovens o contato com as especificidades da prova e a noção do tempo disponível para a realização da mesma. 

Além disso, nossa equipe de professores está pautada nos últimos acontecimentos e novidades como, por exemplo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). www.enem.inep.gov.br

METODOLOGIA DE ENSINO -  SISTEMA ANGLO DE ENSINO

  Tudo gira em torno da aula. Em casa, os alunos estudam diariamente as aulas dadas, ao fazer as tarefas. Com o material didático adotado pelo Colégio Prígule, o hábito de estudo é incorporado pelo aluno de forma natural. A 3ª série do Ensino Médio, em especial, tem como objetivo desenvolver um trabalho de monografia até o final do ano letivo, independente da série em que se encontra, com o intuito de aprofundar as características investigativas e analíticas de um tema livre.

   É fundamental destacarmos a importância de tal projeto, pois ele faz parte de todos os cursos universitários como critério obrigatório para conclusão.

                                                                            OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO MÉDIO

 

                                              

  • O desenvolvimento das diversas capacidades do aluno através da formação necessária, com perspectivas de auto-realização, preparo para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania;

  • A interpretação e a produção autônoma e criativa de mensagens que utilizem códigos artísticos, científicos e técnicos, com o fim de enriquecer as possibilidades de comunicação e reflexão sobre os processos implicados em seu uso;

 

  • A criação de estratégias que possibilitem procedimentos e atitudes cognitivas de antecipação diante de situações problemáticas;

 

  • O relacionamento com outras pessoas e a participação em atividades de grupo com atitudes solidárias e tolerantes, superando inibições e dificuldades, reconhecendo e valorizando criticamente as diferenças sociais e negando qualquer discriminação baseada nas diferenças de raça, sexo, classe social, crenças e outras características individuais e sociais;

 

  • Valorização e domínio das línguas estrangeiras e culturais como formas distintas de codificar a experiência e de organizar as relações pessoais para compreender o mundo e inserir-se no mercado de trabalho.

 

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

 

  Etapa essencial no processo formativo do Ensino Médio é a escolha profissional. Pensando nisso, a escola proporciona as alunos um amplo programa com ações diversas como o Ciclo de Palestras sobre Profissões, visitas a universidades, pesquisas, conversas com profissionais, além da participação em simulados e revisões periódicas visando o vestibular.

 

DISCIPLINAS DO CURRÍCULO ENSINO MÉDIO

  • Língua Portuguesa

  • Matemática

  • História

  • Geografia

  • Química

  • Física

  • Biologia

  • Ed. Física

  • Sociologia e Filosofia

 

DISCIPLINAS DIVERSIFICADAS ENSINO MÉDIO

  • Inglês

  • Espanhol

  • Metodologia Científica (ampara a execução de monografias – apenas para a 3ª série)

 

      Mediante inscrição:

  • Estatística e estudos gráficos (curso bimestral/ preparação ENEM)

  • Geopolítica (curso bimestral)

  • Matemática Financeira e Planejamento Pessoal (curso bimestral)

 

PROJETO LEITURA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO (DO 6° ANO À 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO):

 

                                                                                                       “Clássico não é um livro antigo ou um autor ultrapassado, mas aquele                                                                                                              que tornou-se indispensável às novas gerações.”

                                                                                                                                                                                              (Ítalo Calvino)

           

   É uma tradição na rotina dos estudantes a realização da leituras de autores que    são clássicos e foram fundamentais na produção cultural humana como, por exemplo, Júlio Verne, Sófocles, Dostoiévski, Voltaire, entre outros. A leitura é utilizada como meio de integrar as diversas disciplinas educacionais, além de permitir uma melhor percepção dos questionamentos humanos ao longo da História Humana.

 

    Conhecer o desenvolvimento das ciências é mais rico e fácil por meio das obras de Júlio Verne. Assim, como transitar por meio das letras da obra de Dostoiévski e Herman Hesse nos facilita a apropriação das dúvidas e fraquezas humanas. É muito mais belo e gostoso discutir com os adolescentes a questão “Destino ou Escolha?” por meio da obra “Édipo Rei”, porque dá sentido, rumo e profundidade ao tema. Sem esquecer que cria uma nova atmosfera entre o estudante, os colegas e os professores.

 

Horário de Atendimento Secretaria e Departamento Financeiro:

De segunda a sexta-feira: das 8h às 18h

Aos sábados: das 9h às 13h00

Dúvidas e informações:

Telefone: (11) 3973-6666

Entrada Principal: R. Cordeiro da Silva, 185

Vila Nova Parada - Taipas, SP

Pista Park: R. Ângelo Gayoto, 150

Vila Nova Parada - Taipas, SP