A Natureza como Complemento à Educação

Para nossa equipe, a preservação do meio ambiente e a discussão de temas como sustentabilidade, consumo consciente dos recursos naturais, poluição e consciência ecológica são fundamentais para o desenvolvimento educacional de nossos alunos. Entendemos que tais ações não se resumem aos cuidados com as plantas e os animais. Por isso, oferecemos aos nossos alunos o contato diário com natureza e os animais que vivem em nosso Núcleo Ambiental. Nesse espaço são desenvolvidas atividades multidisciplinares com as turmas desde a Educação Infantil até o Ensino MédioÉ comum encontrarmos nossos alunos assistindo às aulas junto ao tanque de carpas, o viveiro da Arara Bell, o pomar, a horta, os jardins, o gramado, entre outros espaços criados especialmente para despertar a consciência ecológica.

Nosso objetivo é transformar comportamentos que visam mostrar que é possível o desenvolvimento com um mínimo de agressão ao meio ambiente e, principalmente, prorrogar o tempo de utilização dos recursos naturais, para dar oportunidades das próximas gerações se valerem dos recursos para as suas necessidades. Nossos coelhinhos, pássaros, tartarugas, peixes e aves agradecem.

Bosque Educacional

Espaço Físico

Após a ampliação da escola em 2010, foi destinada uma grande área verde para o Bosque Educacional do Colégio Prígule. As primeiras mudas já foram plantadas e a partir daí os alunos poderão interagir com o plantio de novas mudas de árvores, estudar o meio ambiente e intensificar sua participação em projetos multidisciplinares voltados à preservação da natureza.

Além disso, o espaço vem sendo muito utilizado pelos alunos e funcionários como área de lazer, descanso e meditação. Convidamos aos pais para usufruírem e participarem desse grande projeto.

"O respeito à vida e ao meio ambiente são uma preocupação constante do Colégio Prígule."

O Colégio Prígule possui atualmente 5.620 m² com infraestrutura completa para atender aos alunos a partir dos dois anos de idade. Além do Núcleo Ambiental e áreas verdes destinadas especialmente para a realização de estudos do meio e projetos relacionados à preservação do meio ambiente, a escola conta com três prédios que comportam 20 salas de aula entre outros espaços diferenciados.

No ano de 2010  foi inaugurado o novo prédio da escola com mais 8 salas de aula (que atendem a Educação Infantil e o Ensino Médio), banheiros (adulto e infantil), Coordenação Pedagógica (Ed. Infantil), salas de atendimento aos pais, Direção Administrativa, entre outros ambientes cuidadosamente planejados para atender às necessidades dos alunos.

Nosso espaço é alegre, dinâmico, agradável de se brincar, de se explorar, de se aprender, muitas vezes lúdico e propício para ações pedagógicas que garantem a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual (crítico e reflexivo), social, afetivo, emocional, físico, ético e estético.

Há um pomar e um jardim que completa a serenidade do local enriquecendo o visual com flores e frutos. As crianças se apropriam deste espaço desenvolvendo projetos de plantio de mudas, enriquecendo seus conhecimentos sobre ecologia e cuidados com a natureza.

"Temos como princípio pensar nas crianças como "sujeitos" de suas próprias aprendizagens tendo como mediadores seus professores."

Frequentemente, os alunos do Colégio Prígule deixam suas salas de aula para ir à área verde - orientados e acompanhados pelos professores - para fazer pesquisas, rodas de conversa e outras atividades que só o espaço diferenciado proporciona.

OUTROS ESPAÇOS

A sala de ballet é um espaço amplo e aconchegante onde ocorrem as aulas de dança e, também, os alunos da Educação Infantil são acolhidos para o exercício de brincadeiras e aulas mais descontraídas.

Na quadra poliesportiva oficial ocorrem as aulas de Educação Física e os treinos de futebol. O espaço foi planejado e desenvolvido para atender a todas as modalidades de esporte como, por exemplo, o vôlei, o basquete e o handball.

A cantina tem como objetivo principal contribuir para uma alimentação rica e saudável, pois não são comercializados produtos artificiais como os salgadinhos amarelos e gomas de mascar. Os salgados (folhados, pão de queijo, entre outros) são produzidos diariamente por nossa equipe para consumo imediato.

1/1

O Playground – o novo parque está localizada ao lado da quadra coberta é mais um espaço que o Colégio Prígule disponibiliza para seus alunos, em especial para os da Educação Infantil.

O aspecto lúdico da Educação Infantil deve ser considerado pelas escolas preocupadas com o desenvolvimento integral das crianças, pois é através das brincadeiras que a criança começa a se comunicar com o mundo dos objetos e das pessoas com muita curiosidade e entusiasmo. É a sua primeira linguagem.

O Colégio Prígule utiliza-se deste prazer, desta busca pelo brincar, como um caminho para que se estabeleça uma boa interação entre crianças e crianças, e entre crianças e adultos e ocorra a aprendizagem e o desenvolvimento das dimensões da personalidade infantil.

É através da imaginação ativa que a criança, o jovem e o adolescente se apropria das funções e das normas de comportamento, de sua identidade e valor como pessoa e exercita a colaboração e a cooperação, valores essenciais para se conviver no século XXI.

SALA DO INTEGRAL

A sala do Integral – um prédio à parte – foi adaptado para acolher as crianças que permanecem na escola durante o período integral: manhã e tarde. Neste espaço diferenciado, as crianças são acompanhadas por professoras destinadas apenas a esse grupo, ou seja, o atendimento é personalizado e quase que individual. Elas administram a programação desses alunos intercalando os horários das atividades extras e momentos em que os pequenos realizam seus deveres de casa.