• SUSPENSÃO DE AULAS POR CORONAVÍRUS - COVID 19

    PRÍGULE RESPONDE

PERGUNTAS FREQUENTES

1 - As aulas serão suspensas? Quando?


O Colégio funcionará normalmente até sexta-feira (20/03/2020), após esta data, estará com aulas suspensas até uma nova determinação Governamental autorizando a volta às aulas.




2 - Quero deixar meu filho em casa a partir de hoje, eu devo?


As aulas de 16 a 20 de março serão facultativas, ou seja, virão ao Colégio os Alunos que desejarem. Não haverá chamada no período entre 16 e 20, pois as presenças serão computadas a todos os Alunos. A programação curricular de aulas será mantida e remarcada avaliações e ou entregas de trabalhos desta semana, caso a caso. Haverá aula normal sobre os conteúdos já ministrados, não serão iniciados conteúdos novos.




3 - Os alunos serão comunicados sobre as próximas ações do colégio? E como vai funcionar o contato com eles? Transmissão e correção de atividades, tarefas, etc.?


Durante toda a semana, mas prioritariamente nos primeiros dias, as Coordenadoras e Diretora pedagógica, estarão nas salas de aulas instruindo e informando aos alunos sobre como ocorrerão as transferências de atividades, comunicações entre eles e os Professores, etc.




4 - Algum serviço do colégio irá funcionar a partir do dia 23?


Apenas atividades administrativas. Nenhum aluno deverá vir ao Colégio após esta data, mesmo os Alunos que frequentam o período integral e extracurricular.




5 - Se é “apenas” uma recomendação do governo, porque escolas particulares aderiram a decisão pela suspensão das aulas?


Mesmo que em caráter de recomendação, o Sindicato das Escolas Particulares do Estado de São Paulo entendeu acertada a medida dos Governos Estadual e Municipal, fazendo com que as Escolas Particulares também suspendessem as atividades pelo tempo que durar a necessidade de segurança da população.




6 - Haverá provas, ou avaliações, nesta semana de 16 a 20 de março?


Não haverá nenhum tipo de avaliação nesta semana, caso alguma tenha sido agendada, esta será adiada para o retorno oficial das aulas.




7 - O colégio tem algum caso, ou suspeita, de alguém infectado?


Não. O Colégio tomou todas as medidas visando a higiene e desinfecção de áreas comuns, assim que a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu as orientações, atuou séria e efetivamente muito antes que outras instituições. Nenhum caso de suspeita ou contaminação foi identificado no Colégio.




8 - Esse período sem aulas será reposto?


Sim. Sempre de acordo com as determinações do Conselho Estadual de Educação (CEE).




9 - Quando será feita essa reposição?


Depende de quanto tempo durar a suspensão das aulas. Serão realizadas no contraturno dos Alunos, quando isso for possível, aos sábados, dias de emendas de feriados (pontes) e nos próprios feriados, enfim, em qualquer data possível até que se complete o conteúdo não aplicado durante a suspensão.

Quando a suspensão se encerrar, só aí, teremos como mensurar o que, quando e como faremos a programação de reposição. Até lá, pedimos aos Pais e Alunos, que aguardem pacientemente, como nós.




10 - A reposição de aulas terá custo extra aos pais?


Não haverá custo extra aos Pais. O contrato com o colégio é anual, os Pais pagam uma anuidade, que é parcelada durante o ano para facilitar o pagamento por parte da família. Todas as obrigações da Escola e dos Pais previstas em contrato estão e serão mantidas.




11 - Com quem devo deixar meus filhos durante a suspensão das aulas?


Todos sabemos dos problemas que esta suspensão causará às famílias e lamentamos muito. Muitas famílias terão grandes dificuldades na guarda e cuidado de seus filhos nesse período. O importante é lembrar que há uma recomendação enfática dos Órgãos de Saúde do Estado para que as crianças não sejam deixadas sob a guarda/cuidados de pessoas com mais de 55 anos, pois essas são as mais vulneráveis ao vírus.




12 - Esse período sem aulas, não poderia ou deveria ser classificado como férias antecipadas? Isso não facilitaria tudo?


De acordo com o entendimento do Colégio, de 23 de março a 24 de abril, deveríamos decretar férias escolares antecipadas. As escolas vão pleitear isso junto ao Sindicato das Escolas, mas não sabemos se será aceito. Isso permitiria ao Colégio (e outros colégios também), se organizar melhor durante esse período, e eventualmente produzir materiais e aulas em vídeo para que os Alunos retomem os estudos normalmente após esse período, não presencialmente, mas em EAD (Educação a Distância).




13 - E se demorar muito tempo para que as aulas sejam autorizadas, mais de 30 dias? Os alunos perderão o ano?


No caso de uma suspensão de aulas superior a 30 dias, o Colégio se organizará durante este período e produzirá materiais e aulas (eventualmente em vídeo) para que os Alunos, após esse período, retomem os estudos EM CASA, e não presencialmente. Ou seja, materiais poderão ser postados no Sponte e em grupos de WhatsApp, para que os alunos possam continuar estudando e aprendendo, por meio das orientações de nossa equipe pedagógica.

O EAD (Educação a Distância) é previsto na legislação educacional e pode ser utilizado como último recurso para as aulas, de forma que os Alunos não percam o ano letivo. Estamos verificando as condições para a sua realização.




14 - A reposição de aulas pode ter de ser feita em dezembro, ou até mesmo em janeiro de 2021?


Sim. Caso não exista modificação de exigência legal do número mínimo de aulas, que é 200 dias letivos (com aulas), as reposições podem demandar o mês de dezembro e até o de janeiro de 2021.




15 - Meu(s) filho(s) devem estudar em casa durante o período de suspensão?


Sim. Os Alunos não devem ficar ociosos. Nossas Coordenadoras Pedagógicas, durante a semana de 16 a 20 (e após esse período também) estarão junto com professores, elaborando atividades, designando leituras e uma série de conteúdos para que os Alunos deem prosseguimento aos estudos em casa.




16 - Como o colégio se comunicará com os pais enquanto durar a suspensão de aulas?


Desde o momento em que foi decretada a suspensão, o colégio tem trabalhado e discutido as soluções possíveis, e a forma de minimizar o impacto que as medidas determinadas pelo Governo causam, e causarão, em nossas famílias e Alunos. A comunicação com os Pais será feita por e-mail, pela sessão comunicados no sistema Sponte, e por uma área especial no Site do Colégio. Nesta área, sempre que houver qualquer novidade ou informação relevante esta será publicada imediatamente. Com os Alunos, estamos providenciando a criação de grupos de WhatsApp corporativo e exclusivo para cada série/ano, destinados para a postagem de atividades (isso se aplicará aos alunos do 5° do

F1 ao 3° do Ensino Médio).




17 - Como o colégio se comunicará com os alunos enquanto durar a suspensão de aulas?


Para a comunicação com Alunos estamos providenciando a criação de grupos de WhatsApp corporativo específicos para cada sala de aula. Nestes grupos poderão ser enviadas orientações, atividades, vídeos e demais materiais, de forma que cada turma, tenha especificamente seu conteúdo para prosseguir seus estudos em casa. Esses grupos devem ser apresentados aos Alunos nesta semana. Aos Alunos que não comparecerem nesta semana de 16 a 20, enviaremos as orientações através de seu celular e e-mail dos Responsáveis.




18 - Como o colégio se comunicará comigo enquanto existir a suspensão de aulas?


Manter seus dados de contato atualizados SEMPRE FOI MUITO IMPORTANTE. Neste momento é mais do que importante, é fundamental, para que você e sua família, recebam as informações do Colégio. Mantenha SEMPRE ATUALIZADOS o seu e-mail e telefones (de todos da família que têm contato com o Colégio). Se você, seu filho, (responsável, marido ou esposa) mudaram de número de celular neste ano, comuniquem a Secretaria do Colégio imediatamente.




19 - O colegio suspenderá as mensalidades, ou parcelas das apostilas durante esse período de suspensão de aulas?


As obrigações do Colégio para com Pais e Alunos continuam todas mantidas, apesar da suspensão das aulas. Desta forma, todo o previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais deverá ser cumprido normalmente pelas partes signatárias deste. As apostilas tiveram seu parcelamento realizado através de Cartão de Crédito, cuja administração não é do Colégio. Nossos compromissos com Professores, demais empregados, manutenção do prédio e obrigações tributárias, também permanecem inalteradas durante o período de suspensão. Portanto, contamos com o pagamento das mensalidades em dia.




20 - Como saberei a data em que as aulas retornaram? Ou de alguma informação importante?


A resposta da boa comunicação é manter seus canais de contato atualizados junto a Secretaria do Colégio: e-mail, telefones fixos e celulares de Alunos e seus Responsáveis. O Colégio está abrindo no Facebook e na Home Page uma página/área especial destinada exclusivamente a manter os Pais e Alunos informados das notícias e últimas ações do Colégio, quer sejam essas Pedagógicas ou Administrativas.




21 - As atividades da piscina serão mantidas?


Não. As atividades da piscina serão todas suspensas a partir de 23 de março (segunda-feira) e só retornarão com a volta das aulas do Colégio.




22 - As atividades da escola de futebol, karatê, dança serão mantidas?


Não. As atividades EXTRACURRICULARES serão todas suspensas a partir de 23 de março (segunda-feira) e só retornarão com a volta das aulas do Colégio.




23 - Os alunos da MICROLINS, THE KIDS CLUB e do CURSO IETESP terão suas aulas mantidas?


Não. Todas as atividades de aulas estão suspensas a partir de 23 de março (segunda-feira) e só retornarão com a volta das aulas do Colégio.




24 - Devo, ou preciso ir até o colégio para dirimir alguma dúvida?


Estamos, e estaremos sempre, à disposição de nossos Pais, Alunos e Comunidade para esclarecer quaisquer questões que surjam. Ocorre que um dos motivos de todas as medidas adotadas pelas autoridades de saúde e outras, é de EVITAR O CONTATO DESNECESSÁRIO entre pessoas.

Dúvidas quase sempre podem ser solucionadas por telefone, ou e-mail. Todas as dúvidas que chegarem ao Colégio serão sempre anotadas pela recepção e respondidas no menor tempo possível, considerando-se sua urgência, ou ordem de chegada até nós.




25 - Como devo ocupar o tempo do meu filho durante a suspensão das aulas?


Essa é uma determinação particular de cada família, mas como sugestão, oriente-o a rever as matérias já estudadas, antecipe leituras, livros, peça a ele que estude e pesquise o conteúdo das aulas da apostila que ele ainda não teve, tudo isso vai ajudá-lo a se manter ocupado e produtivo. Além, é claro, de brincar e se divertir, é isso que fazem as crianças e também os adolescentes.




26 - Com quem devo falar para sanar dúvidas e obter informações?


Neste Perguntas e Respostas procuramos sanar as principais dúvidas dos pais e Alunos. Natural que não consigamos fechar todas as possibilidades de questões. Nossa recepção/atendimento está sendo instruída para prestar os principais esclarecimentos a todas as dúvidas mais comuns. Caso exista uma necessidade específica, a recepção tomará nota de sua questão, e a encaminhará à pessoa de nossa equipe capaz de respondê-la. Sua resposta será atendida no menor tempo que nos for possível, considerando-se que esta semana (16 a 20/mar) será bastante atribulada à toda Direção/Coordenação do Colégio.




27 - E para os alunos pequenos, em que a educação à distância não seja uma boa solução? O que o colégio prepara?


Para os Alunos da Educação Infantil ao 3° ano do Fund. I, cujo aprendizado requer um acompanhamento pessoal do Professor, a solução será mesmo a reposição de aula, que poderá ocorrer aos sábados, dias de emendas de feriados (pontes) e nos próprios feriados e nos meses de férias (julho, dezembro e janeiro). Mas esperamos que utilizar as férias de fim de ano não seja necessário.





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