• PERGUNTAS E RESPOSTAS

    PAGAMENTOS DE MENSALIDADES E OUTROS ASSUNTOS FINANCEIROS

    Última atualização em 01 de Julho de 2020

    A Diretoria Financeira do Colégio, em conjunto com o Conselho de Gestão, buscou todas as alternativas ao seu alcance para viabilizar que nossos Pais e Responsáveis, possam manter em dia seus compromissos com o Colégio, e nós por nossa vez, manter os nossos com empregados, professores, fornecedores e governo.

    Abaixo você terá um elenco de alternativas para pagamento e informações importantes, leia com atenção.

01/04/2020: DATA DE PUBLICAÇÃO DA FAQ FINANCEIRA

DESCONTOS

1 - Por conta de toda essa confusão, não terei como pagar exatamente no dia do vencimento. Terei de pagar juros/multa? Perderei o desconto de pontualidade?


Não, não perderá. Se o seu boleto vence dentro do mês de abril, você pode pagá-lo até 15 dias após o vencimento sem perder nenhum dos benefícios que já tem, inclusive a pontualidade. Eventualmente, pagando o boleto no banco no caixa, ou na internet, o sistema do banco, ou caixa da agência irá cobrar todos os acréscimos devidos, mas nós estornaremos todos os valores (perda de desconto, multa/juros) na forma de desconto no próximo boleto (de Maio). Informe o Colégio dessa situação de pagamento com acréscimos através do WhatsApp do Colégio.

Caso a quarentena seja relaxada após a segunda semana de abril, excepcionalmente faremos um plantão da Tesouraria, (por alguns dias) para receber as mensalidades no próprio Colégio (sempre aplicando todas as medidas preventivas e de cuidados sanitários determinados pelas autoridades de saúde no atendimento ao público).




2 - O Colégio pode me dar desconto de 50%, de 40% ou de 30% por conta dessa situação confusa que vivemos e da perda de receita das pessoas que trabalham em casa? Perda que muitos Pais e Responsáveis estão tendo, e terão?


Não. Nenhuma empresa tem rentabilidade de 30 ou 50%, portanto não podem conceder descontos dessa ordem. Se qualquer Colégio, ou empresa, der tal desconto, na verdade está produzindo um prejuízo para si, prejuízo que acabará refletindo em seus próprios clientes no futuro muito próximo. O Colégio só poderia oferecer tal nível de descontos, se houvesse correspondente corte de custos... por exemplo: se impostos e/ou encargos da folha de pagamentos fossem abruptamente reduzidos, ou renunciados pelos Governos. Isso infelizmente não ocorreu com nenhum imposto, nem com os encargos da folha, o máximo oferecido pelos Governos (de todas as esferas) foram prorrogações, o que não diminui nenhum custo, só mudaram os vencimentos.




3 - Então o Colégio não vai nos ajudar com nenhum alívio em nossas contas?


Sim, vai. Com a redução de custos operacionais, água, energia, gás, materiais de higiene e limpeza economizados com a ausência de alunos, vamos oferecer a nossos Pais e Responsáveis os seguintes descontos:

7.1 – 10 % (DEZ porcento) de desconto, adicionados a outros descontos que você já tenha (desconto de irmãos, pontualidade, etc.) na mensalidade de MAIO.

7.2 – 5% na mensalidade de JUNHO.

7.3 – 5% na mensalidade de JULHO.

7.4 – 5% na mensalidade de AGOSTO.





PAGAMENTO DE MENSALIDADE

1 - As crianças estão em casa. Em abril estão em férias. Devo pagar o Colégio se não há aulas presenciais? E as apostilas, também devo pagar?


Sim, essa é a resposta para ambas as perguntas. O contrato de prestação de serviços educacionais é um contrato ANUAL, que é parcelado em 12 vezes, para facilitar e viabilizar a vida dos Pais e Responsáveis.

As aulas presenciais foram interrompidas por força de uma determinação do Conselho Estadual de Educação, mas o Colégio imediatamente as substituiu por um novo modelo, em EAD, que foi aprovado para uso na Educação Básica pelo mesmo Conselho Estadual de Educação.

As apostilas do segundo trimestre (do Infantil ao Ensino Médio) estarão disponíveis para retirada no Colégio a partir do dia 28 de Abril (uma terça-feira). Quando oportuno avisaremos os Pais para a retirada, e informaremos da metodologia que adotaremos para garantir a segurança de quem retira e também dos empregados do Colégio que farão a entrega.

O PROCON-SP emitiu uma norma técnica sobre as perguntas e dúvidas dos Pais quanto a obrigação de pagamento das escolas. Você pode acessar essa Instrução Técnica no Site do PROCON SP

O PROCON SP também gravou, a orientação sobre as Escolas em vídeo do seu Presidente Executivo Fernando Capez, que você pode assistir AQUI




2 - Como ajudar os Pais e Responsáveis a pagar as mensalidades diante de um cenário tão confuso? O Colégio tem propostas?


Sim. O Colégio buscou alternativas e as apresenta em sequência:




3 - Como posso pagar as Mensalidades?


De várias maneiras, mas prioritariamente através da rede bancária – pela internet, por segurança e por prático que se apresenta essa opção.




4 - Posso pagar na Secretaria do Colégio?


Não, a secretaria/tesouraria do Colégio estarão fechadas no momento em que a maioria das mensalidades vencem, que é na segunda semana de abril. As autoridades preveem que nesse momento teremos o ápice da contaminação da doença, seria absolutamente inseguro se expor nesse período, fique em casa.




5 - Não trabalho com bancos, e não tenho como pagar na internet, como pago?


Você pode fazer o pagamento no caixa de qualquer banco, ou através de um depósito identificado, na conta do Colégio (indicada em seu boleto), mas terá que fazê-lo numa agência bancária.




6 - Posso pagar a mensalidade com cartão de crédito?


Sim, pode. Vários bancos oferecem através de seus sites e caixas de agências a opção de pagamento via cartão de crédito, onde você pode pagar uma conta sem precisar de recursos imediatos.

IMPORTANTE: Alguns bancos NÃO COBRAM juros nessa operação (Banco Itaú, por exemplo), e caso você precise parcelar para não acumular a dívida no cartão do próximo mês, é possível entrar em contato com a operadora de seu cartão e negociar o parcelamento desta despesa. Desta forma você pode pagar seus compromissos, não só o Colégio, parcelando os pagamentos.




7 - Se eu não puder pagar as mensalidades dos próximos meses, enquanto durar (a quarentena) ou existir a impossibilidade de “tocar meu negócio” meu nome vai ser negativado no SPC?


Não, você não terá seu nome negativado, a menos que se recuse a negociar os seus débitos (quando se encerrar essa situação de exceção).




8 - Posso realizar uma negociação dos meses que eventualmente eu não conseguir pagar a(s) mensalidade(s)?


Sim, existe um instrumento de renegociação chamado “Confissão de Dívida”, esse documento permite renegociar, parcelar e postergar os pagamentos, mediante a assinatura do documento e notas promissórias (ambas com firma reconhecida).




9 - Não tenho todo o dinheiro pra pagar a mensalidade, mas desejo pagar ao menos uma parte. Posso pagar uma parte? Posso complementar o restante do pagamento no mês seguinte, ou assim que eu puder?


Sim, essa é uma situação incomum e deve ser evitada, por que gera pendências. Mas se essa for sua única solução você deverá fazê-lo através de um depósito identificado (terá que fazê-lo numa agência bancária), utilize número da conta corrente do Colégio (número está no boleto), ou, quando a secretaria/tesouraria abrir e estiver em plantão, vá até o Colégio.

Em qualquer das duas situações que descrevemos será preciso informar ao Colégio, o valor pago, o saldo não pago e enviar foto, ou cópia do depósito, para que o Depto. Financeiro do Colégio identifique seu pagamento parcial. Esse pagamento não dará quitação da sua mensalidade até que esta seja integralmente paga.




10 - Mensalidade de abril/20 que pagarei agora, nos próximos dias, tem algum desconto?


Não, infelizmente não tivemos tempo hábil. Negociamos com vários bancos alternativas de parcelamento via cartão de crédito e outras, que pretendíamos repassar aos Pais e Responsáveis como novas alternativas de pagamento, mas os bancos não nos responderam em tempo. Desta forma os boletos contêm os descontos que você já tinha em fevereiro. Mas o desconto que oferecemos para o próximo pagamento já inclui o percentual de desconto que daríamos às famílias a partir deste mês de abril.




11 - Não tenho nenhuma perspectiva de conseguir recursos para pagar o Colégio nos próximos meses, o que devo fazer, cancelo a matrícula?


Deve em primeiro lugar manter a calma. Nós, da Direção do Colégio, entendemos todo o desconforto e insegurança que algumas de nossas Famílias estão passando. Em medidas e formatos pouco diferentes, são as mesmas preocupações que temos em relação às nossas próprias casas e ao Colégio.

Os cenários mudam a cada dia, e os nossos governantes e autoridades vão, aos poucos, se preocupando com a economia, com os empregos, com a renda, enfim com a população de uma forma geral. Todos os dias surgem novas medidas de apoio a pessoas sem emprego, sem renda, micro e pequenos empresários e por aí vai.

A EDUCAÇÃO DE SEU FILHO É O MAIOR INVESTIMENTO QUE VOCÊ PODE FAZER EM SUA VIDA, e o que irá determinar o futuro dele, e de seus netos.

Por iniciativa do Colégio, não existirá nenhum cancelamento de matrícula por conta desta situação que passamos.

Respire fundo, mantenha-se calmo, cuide de sua família e do bem estar de todos. Essa crise vai passar, vamos sair dessa.

O nosso povo é criativo, corajoso, valoroso e trabalhador. Juntos vamos superar tudo isso, e nós, do Colégio Prígule, estaremos aqui pra continuar nosso trabalho de educar e construir o caráter de seu filho, formando-o Cidadão.




12 - Em quais canais de comunicação eu devo entrar em contato com o departamento financeiro?


O colégio possui 2 números exclusivos para tratar de assuntos financeiros, via WhatsApp, são eles: 11 95045-4635 e 11 95045-4908 (de segunda a sexta, das 8h às 17h) e também os e-mails: tesouraria_tatielle@colegioprigule.g12.br e tesouraria_marissol@colegioprigule.g12.br Todos os apontamentos previstos no termo do PROCON em conjunto com o SIEESP encontra-se em nossa FAQ financeira (site do Colégio) desde o dia 01 de Abril.





PERÍODO INTEGRAL

1 - Tenho que pagar o PERÍODO INTEGRAL durante a suspensão das aulas presenciais?


Não, os boletos que foram enviados aos Pais e Responsáveis, referentes ao período de abril contém apenas a cobrança das aulas curriculares. Nos demais meses (enquanto durar a suspensão das aulas) não será emitida nenhuma cobrança referente ao período integral.





AULAS EAD

1 - O Colégio Prígule pode ajudar as famílias e pais de alunos a atravessar esse momento difícil, onde tudo está bastante incerto e confuso?


Sim, nós podemos e vamos. Em primeiro lugar não permitindo, ou deixando que medidas prejudiquem o ano letivo de nossos alunos. Nenhum prejuízo seria maior que esse aos nossos alunos e suas famílias. Já iniciamos diversas atividades em EAD, grupos de WhatsApp, Site, Facebook e todos os nossos canais para que os nossos alunos continuem suas atividades escolares e pedagógicas, sem interrupção. Mas também tomamos medidas de caráter econômico, financeiro e de orientação, que estão abaixo.





CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

1 - Não tenho nenhuma perspectiva de conseguir recursos para pagar o Colégio nos próximos meses, o que devo fazer, cancelo a matrícula?


Deve em primeiro lugar manter a calma. Nós, da Direção do Colégio, entendemos todo o desconforto e insegurança que algumas de nossas Famílias estão passando. Em medidas e formatos pouco diferentes, são as mesmas preocupações que temos em relação às nossas próprias casas e ao Colégio.

Os cenários mudam a cada dia, e os nossos governantes e autoridades vão, aos poucos, se preocupando com a economia, com os empregos, com a renda, enfim com a população de uma forma geral. Todos os dias surgem novas medidas de apoio a pessoas sem emprego, sem renda, micro e pequenos empresários e por aí vai.

A EDUCAÇÃO DE SEU FILHO É O MAIOR INVESTIMENTO QUE VOCÊ PODE FAZER EM SUA VIDA, e o que irá determinar o futuro dele, e de seus netos.

Por iniciativa do Colégio, não existirá nenhum cancelamento de matrícula por conta desta situação que passamos.

Respire fundo, mantenha-se calmo, cuide de sua família e do bem estar de todos. Essa crise vai passar, vamos sair dessa.

O nosso povo é criativo, corajoso, valoroso e trabalhador. Juntos vamos superar tudo isso, e nós, do Colégio Prígule, estaremos aqui pra continuar nosso trabalho de educar e construir o caráter de seu filho, formando-o Cidadão.





Horário de Atendimento Secretaria e Departamento Financeiro:

De segunda a sexta-feira: das 8h às 18h

Aos sábados: das 9h às 13h00

Dúvidas e informações:

Telefone: (11) 3973-6666

Entrada Principal: R. Cordeiro da Silva, 185

Vila Nova Parada - Taipas, SP

Pista Park: R. Ângelo Gayoto, 150

Vila Nova Parada - Taipas, SP