Janeiro Branco: Uma iniciativa pela saúde mental

Janeiro Branco
A campanha Janeiro Branco é uma iniciativa que convida a população a refletir sobre suas vidas. Para ajudar nesta tarefa, convidamos a psicóloga do colégio, Roberta Carvalho, para falar sobre o assunto e trazer algumas dicas para os pais da nossa comunidade escolar!

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Saiba tudo sobre o Janeiro Branco, uma iniciativa do psicólogo Leonardo Abraão em prol da Saúde Mental

Você já parou para pensar que ter saúde vai muito além de não estar doente?!

A Organização Mundial da Saúde aponta que o conceito de Saúde é bem mais abrangente que a simples ausência de doença: é um completo estado de bem estar físico, mental e social e, dessa forma, merece atenção em todas as suas vertentes.

E saúde mental, o que significa pra você?

A campanha Janeiro Branco é uma campanha que convida a população a refletir sobre suas vidas, e nada melhor que o início do ano para essa tarefa, não é mesmo?

Criada em 2013 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abraão, a ação teve sua primeira edição em janeiro de 2014 e, desde então, vem alertando as pessoas sobre a importância de cuidar das emoções.


O novo ano sempre traz indagações, pensamentos e promessas para um novo estilo de vida, novas perspectivas, novos horizontes, então chegamos no melhor momento para avaliarmos como estamos enfrentando nossos desafios diários, nossos relacionamentos, nossas angústias e medos.

Janeiro Branco serve de alerta para que toda a sociedade reconheça a importância de cuidarmos da mente, uma vez que fazendo a prevenção ao adoecimento emocional estaremos cuidando também do nosso equilíbrio físico.

A maneira como você reage às mudanças, desafios e confrontos irá determinar a qualidade dos seus relacionamentos, já pensou nisso?

O autocuidado e autoconhecimento traz a habilidade de manejar as exigências do dia a dia. Quando não estamos em harmonia com nossos pensamentos e emoções entramos em desequilíbrio, diminuímos nossa imunidade e abrimos portas para as doenças, então cuidar da mente precisa deixar de ser visto como frescura e precisa passar a ser prioridade.

Ótimo! E como fazemos isso?

Em primeiro lugar precisamos reconhecer que somos seres únicos e que nossa forma de viver depende de nossa subjetividade, ou seja, a maneira particular e individual de entender e reconhecer o mundo. Precisamos aceitar e respeitar a diversidade e encontrar nela um caminho para o diálogo e a convivência.

  1. Você sabe tudo sobre você?
  2. Sabe do que gosta?
  3. O que te desagrada?
  4. O que te faz feliz?
  5. Como você se acalma?
  6. Você tem uma perspectiva de futuro alinhada com seus sonhos?
  7. Você está vivendo ou sobrevivendo? 

Todas essas respostas você encontra dentro de você, mas muitas vezes se faz necessário uma ajudinha.

Depois de levantar todas essas questões, vamos pensar nas estratégias?

  • Terapia para autoconhecimento – A terapia é indicada para toda e qualquer pessoa que deseja um espaço para falar e se ouvir, para compreender seus processos psicológicos, perceber o que está por trás de seus comportamentos e trabalhar os aspectos emocionais que afeta todo ser humano.  Ela é aliada para quem busca desenvolvimento pessoal e ser uma pessoa melhor a cada dia. Você pode procurar profissionais da área da saúde em sites ou aplicativos de consulta online como Zenklub, o  GetNinja, recorrer ao convênio médico ou procurar através de indicação.

Em nosso colégio, contamos com a parceria da Psicóloga Roberta, que realiza atendimentos de aconselhamento terapêutico aos nossos alunos, pais e professores e propõe um bate-papo aberto de orientação a grupos de pais. 


  • Atividade física para a melhora do sistema imunológico e condicionamento físico – Você pode fazer caminhada, exercícios ao ar livre, se exercitar em casa com a ajuda de aplicativos ou vídeos  (youtube), recorrer a academia ou procurar ajuda de um profissional personal trainer.
  • Alimentação saudável – Uma alimentação saudável é aquela que garante, principalmente, que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa. Para ser uma alimentação realmente saudável, é preciso pensar em variedade, equilíbrio, quantidade e na segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos. Se possível conte com o acompanhamento nutricional, busque se informar por meio de artigos, livros, consulte vídeos de especialistas para compor uma alimentação mais saudável em seu dia-a-dia.

Em nosso colégio temos o serviço da Nutricionista Marlete, que formula o cardápio da cantina e realiza encontros para auxiliar nossos pais para um estilo de vida mais saudável.  


  • Práticas de relaxamento como respiração, meditação, yoga – Experimente parar 2 minutos do seu tempo, fechar os olhos e prestar atenção em sua respiração. Essa simples ação já te coloca numa nova frequência de estado emocional.  A Netflix lançou a série: Headspace – Meditação Guiada, vale a pena conferir! Alguns de nossos professores trabalham essas técnicas em sala de aula com nossos alunos.
  • Momentos de lazer – Invista no que você gosta! Desfrute do ócio criativo! Garanta tempo de qualidade ao lado da família, longe de distrações como o celular, por exemplo.

Cada um descobre a sua maneira de reencontrar a harmonia entre a razão e a emoção, o importante é dar o primeiro passo!

Aceita meu convite?

Roberta Carvalho

Mais para explorar