Volta às aulas presenciais no Colégio Prígule: a experiência de viver um novo tempo

criança, sentada no banco do colégio, utilizando máscara e segurando sua mochila
Finalmente, pudemos receber mais alunos no presencial! Com muita alegria e entusiasmo nossa equipe acolheu os alunos que vieram à escola nesse retorno do 2º semestre, em 02/08.

O retorno das aulas presenciais nesse 2º semestre de 2021, trouxe muitas expectativas e a esperança de que um novo tempo se aproxima

Na segunda-feira, 02/08, realizamos a volta às aulas ainda no modelo presencial + remoto. A princípio, nossa equipe acolheu com muita alegria e entusiasmo os alunos do presencial, após longos meses no modelo de ensino presencial + remoto, ainda em vigor. Finalmente, pudemos receber mais alunos na escola, com maior capacidade:

• 100% dos alunos na Educação Infantil e Fundamental I (1º e 2º ano)
  • 50% dos alunos do Ensino Fundamental I (3º ao 5º ano), II e Médio

Desde o início do dia, preparamo-nos para receber os novos alunos, bem como, aqueles que não frequentavam as aulas presenciais desde março de 2020.

Primordialmente, na volta às aulas presenciais, cumprimos todos os protocolos de segurança!

Em primeiro lugar, nossa equipe aferiu a temperatura de todos os alunos, bem como, higienizou suas mãos, mochilas e lancheiras na entrada do colégio. Mantemos o distanciamento de 1 metro entre os alunos e a utilização da máscara em todo o espaço do colégio também.

Em um dia tipicamente frio, uma pequena fresta entre a touca e a máscara de proteção dava espaço para o olhar atento, alegre e até inseguro de alguns alunos.

Sobretudo, imaginem o quão desafiador foi para nós reconhecer alguns jovens e crianças que retornavam à escola pela primeira vez após pouco mais de 1 ano e meio.

Vivenciar a escola com mais alunos foi o suficiente para aquecer a equipe, que ficou com o coração tão quentinho que até espantou o frio!

Além do mais, nos deparamos com alunos mais motivados para a aula, com saudade de seus amigos e muito entusiasmados para o início do semestre. Assim como, por parte das famílias, observamos uma grande expectativa para esse retorno e mais confiança para esse novo momento que estamos iniciando.

Em sala de aula, os alunos foram recepcionados pelos professores com atividades diferenciadas visando a integração da classe. Nesse sentido, os alunos puderam falar sobre seus sentimentos, suas percepções, alegrias, tristezas, medos e, principalmente, sobre seus sonhos e expectativas para esse “novo tempo”.

Em seguida, os professores realizaram uma revisão dos últimos temas trabalhados antes das férias, para iniciar a nova apostila com os alunos estabelecendo conexões entre os temas.

Clique aqui e confira algumas fotos do nosso retorno!

Posteriormente, ao final do dia, reunimos o nosso time pedagógico em um encontro virtual onde compartilhamos as principais percepções da equipe para esse novo momento.

Nuvem de palavras construída a partir das percepções dos professores sobre o retorno das aulas. A nuvem contém palavras coloridas nas cores azul, rosa, amarelo, destacando palavras como: esperança, felicidade, alunos, dentre outras.
Nuvem de palavras construída através das percepções do nosso time sobre esse novo momento

Em suma, com o time vacinado e, em breve, os alunos também, a experiência de retornar para o presencial definitivamente com todos os nossos alunos nos dá a esperança de que o nosso “novo normal” está cada dia mais próximo!

Confira o nosso artigo sobre Sanitização: Você sabe o que é e porque fazemos esse procedimento no colégio?

Mais para explorar